top of page

Lançamentos, grandes encontros e casa

cheia no 8º Ilha Blues Festival Internacional

 

Com sua gaita, James Cotton – um dos maiores músicos de blues da atualidade - foi o responsável por um dos grandes momentos do Ilha Blues

 

Ilha Comprida - Além de trazer uma lenda viva do blues mundial, James Cotton, e  estrelas do blues nacional e internacional, a 8ª  edição do Ilha Blues Festival Internacional – realizada entre os dias 25 e 28 de julho no Iate Park Hotel – já entrou para a história dos festivais pelo grande público e o número de lançamentos musicais em âmbito nacional: a Banda General Blues lançou Space Blues; o carioca Jefferson Gonçalves lançou o CD Encruzilhada ao Vivo e Adriano Grineberg Quarteto colocou no mercado o CD Blues For África. Também foi lançado o Cd de Fúlvio Oliveira & The Wild Blues Band  e Big Chico lançou o CD My New Blues.

Num dos momentos mais emocionantes do festival,  James Cotton emocionou a plateia com sua gaita e mostrou o talento raro de quem tem no currículo invejáveis seis décadas de música. Com um Grammy, introdução no Blues Hall of Fame e uma carreira de sucesso, Cotton, aos 78 anos, afirmou que como outros blueseiros,  nunca irá se aposentar:  “Blues é vida. É o que me mantém vivo. Só paro quando não estiver mais neste mundo”, disse à Revista Isto É.

Para o público, foram noites inesquecíveis. “Me emocionei demais com o show de James Cotton. Sua gaita é coisa para se ouvir de joelhos de tão bela. Achei esta edição do Ilha Blues simplesmente maravilhosa”, comentou a psicóloga Solange Fausto.  Alana Leite, de Registro, elogiou a grande estrutura e a qualidade dos shows. Roger Ongaratto Nunes desejou “vida longa ao Ilha Blues”. Fãs de diversas regiões e até de outros estados acompanharam a 8ª edição do festival.

Doze shows e grandes encontros- Pelo palco do Ilha Blues, houve uma maratona de doze shows em quatro dias de festival, lançamentos nacionais e grandes encontros musicais. Na abertura do festival na quinta 25/07, o prefeito Décio Ventura agradeceu a presença de todos e comemorou o fato do Ilha Blues já ser considerado um dos maiores festivais brasileiros de blues. O diretor da Divisão de Cultura, Oda Gomes, não poderia estar mais feliz por trazer para a praia lendas vivas do blues mundial:”O Ilha Blues integrou o inverno quente que teve ainda a Mostra de Teatro e o Ilha Julina. Tivemos um inverno com  inúmeras atrações e agradecemos a todos que  prestigiaram nossos eventos”.

Pelo palco do Ilha Blues,  houve apresentações da General Blues , Jefferson Gonçalves, Adriano Grineberg Quarteto, Fúlvio Oliveira & The Wild Blues Band, Artur Menezes, Eddie Taylor Jr, Ari Borger, Nuno Mindelis, Lurrie Bell, Big Chico, Michael Dotson,  Nico Smoljan e  Shakedancers e James Cotton.  Como é tradição em festivais de blues,  uma Jam Session  com os músicos que se apresentaram durante o festival, encerrou o festival na noite do domingo 28/07 . O Ilha Blues foi uma promoção da Divisão de Cultura da Prefeitura da Ilha Comprida, com correalização da Nave produções Artísticas.

 

2013-ILHA BLUES - LANÇAMENTOS, CASA CHEIA E GRANDES ENCONTROS MUSICAIS

bottom of page